A sociedade, por sua vez, está evoluindo cada vez mais e em maior velocidade. A cibernética evolui ainda mais rapidamente. O volume de informação que chega às pessoas utiliza-se cada vez mais dos recursos visuais, e há até mesmo um excesso de informação visual.
“A cor representa uma ferramenta poderosa para a transmissão de ideias, atmosferas e emoções, e pode captar a atenção do público de forma forte e direta, sutil ou progressiva (...).” (BARROS, Lilian Ried Miller. A cor no processo criativo: um estudo sobre a Bauhaus e a teoria de Goethe. São Paulo: Editora Senac, 2006).
Numa cultura em que se demonstra ser tão importante o fenômeno cromático, pouco se estuda e pouco se ensina sobre o assunto. Pouca atenção é dada a esse campo. Não é fácil estudar e se aprofundar nesse assunto, apesar de ser muito fácil se interessar por ele. Esse pode ser um dos motivos pelos quais ainda se acredita em teorias rudimentares, como a de que as cores primárias são o azul, o amarelo e o vermelho; e que as complementares - laranja, violeta e verde - são formadas pela mistura delas.
Há, no mínimo, dois problemas a serem questionados nessa situação. Em principio, não se faz diferenciação entre cor-luz e cor-pigmento, informação essa que é extremamente importante.
O outro problema é que as três cores conhecidas como primárias, na verdade, não se enquadram em nenhum dos dois casos.
Estudar o fenômeno cromático vai além do diferenciar cores quentes de frias, cores primárias de secundárias e psicologia das cores. É um assunto que envolve a composição química dos pigmentos, os estudos da física da luz e da fisiologia do aparelho visual do ser humano, as questões psicológicas da sua influência, as questões estéticas e simbólicas relativas a cada sociedade.
Diante de um mundo centrado na tecnologia e nas imagens, é importante ressaltar que a cor é um elemento fundamental. Portanto, torna-se necessário, também, o correto estudo desse fenômeno, pois a partir disso, pode-se entender melhor o mundo que os cerca bem como compreender como muitas coisas funcionam, até mesmo para não serem enganados no momento de pagar por um serviço (BANKS, A.; FRASER, T. O Guia Completo da Cor. SP: Senac, 2009).
Vários são os exemplos da aplicação do uso da cor no dia a dia - as impressoras e as telas dos computadores, as televisões, a impressão de uma fotografia, um filme fotográfico tradicional, um Xerox colorido, uma revista, um outdoor, um livro didático, um cartão de visita.
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